Achei bem interessante essa matéria. Evento discute a Formação Inicial do Professor |
Durante a sessão acompanhada por representantes de diversas entidades e pessoas ligadas à educação, os debatedores discutiram os principais aspectos para que a Formação Inicial do Professor seja mais valorizada nas instituições de ensino, com enfoque nos aspectos mais relevantes para a valorização e para a construção de uma carreira atrativa. De acordo com Leão, “O professor deve ter uma sólida e consistente formação inicial presencial, que trabalhe as questões de maneira interdisciplinar, alinhando teoria e prática. E principalmente tenha o mundo do trabalho como elemento fundamental nessa formação”. O presidente da CNTE também falou sobre a importância do estágio na carreira dos docentes. “O estágio é fundamental para que possa haver uma vinculação entre o que o aluno aprende na universidade e o mundo real. O professor precisa sair da universidade sabendo como é a escola, quais são as dificuldades concretas que ele vai enfrentar e como lidar com situações que ele só viu na teoria. Na escola, o professor lida com realidades que não se vê nos livros, com alunos que têm sérios problemas sociais, que não vêem na escola uma oportunidade de subir na vida, de crescer enquanto ser humano. Esses desafios são colocados na prática do professor, e é por isso que o estágio tem que ser bem feito, bem trabalhado. As universidades têm que ter um convênio com as escolas para que esse estágio seja de fato supervisionado, cobrado.” Outros pontos abordados no Congresso, é que nessa Formação Inicial haja maior compromisso do professor com a profissão e uma maior valorização do profissional de educação. “O professor é a principal profissão do país e é preciso que a sociedade reconheça esse papel”, ressaltou Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação. Mais tarde, uma nova sessão foi iniciada com o tema “Carreira do Professor”. O Congresso vai até sexta-feira e contará com mais quatro sessões, todas voltadas para educação, inclusão e carreira. Carreira de Professor Às 16h30, o Congresso abordou o tema Carreira do Professor. A professora Marta Vanelli, Secretária geral da CNTE representou a Confederação nesse debate. Na mesa também estavam presentes representantes do CONSED, UNDIME, CNE, FGV, FCC, IETS, BID, além da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados, parlamentares, educadores, diretores de escolas, consultores em Educação, institutos de pesquisas e avaliações educacionais e organizações sociais e privadas que investem em educação. Para Carlos Artexes, professor do CEFET-RJ, o tema difícil porque toca na questão do financiamento. Mariza Abreu, consultora de Educação defende que o desafio é articular valorização do professor com aprendizado dos alunos. Nesta quinta-feira (15), o professor Heleno Araújo, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, participará da Sessão “Equidade e Inclusão”, que pretende discutir as políticas públicas com maior êxito e as que ainda precisam ser desenvolvidas para garantir o pleno acesso de todos a uma educação de qualidade. (CNTE, 14/09/11) |
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