Sejam todos bem vindos!

Gifs e Mensagens

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Educação cearense - Matérias interessantes-

Situação gera prejuízo ao ensino

02/08/2010 02:00
A pesquisadora de políticas públicas de Educação na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e ex-secretária da Educação do Estado, Sofia Lerche Vieira, classifica como “uma situação de vulnerabilidade para o sistema de ensino” o perfil de escolaridade dos professores que hoje trabalham na educação básica no Ceará.

“Sobretudo os municípios, responsáveis pelo ensino fundamental, têm uma tarefa muito grande”, afirma Sofia Lerche, em referência à proporção de 31,9% dos professores sem diploma nessa etapa de ensino nas escolas cearenses.

Além do movimento de expansão da educação infantil impulsionado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a pesquisadora aponta que nos últimos anos há uma maior ênfase na formação continuada dos professores, enquanto anteriormente o investimento maior era na formação inicial.

Sofia Lerche lembra que a rotatividade de professores nas redes municipais onde a contratação não é feita por concurso também prejudica a formação de quadro mais qualificado. O professor participa de cursos de formação e depois é substituído, com a entrada de novo prefeito, por exemplo. (LL)

Fonte: http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/fortaleza/2010/08/02/interna_fortaleza,2026189/situacao-gera-prejuizo-ao-ensino.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário